Bárbara Sorbar's profile

Direção de Arte - Design Ativista

Defesa de peça

1. Proposta: tomando como base o conflito entre Israel e Palestina, a peça busca retratar as mortes de crianças na guerra, com foco na Faixa de Gaza. Utilizando o Design Ativista, o propósito é criticar a atual situação dos países em questão, bem como retratar com peso o envolvimento de milhares de crianças inocentes no cenário de combate. O projeto foi desenvolvimento nas proporções A4 (210mm x 297mm). 

2. Elementos: a peça inicia, logo em sua parte superior, com o bloco de texto “Quem chegar por último morre na Faixa de Gaza”. A referência foi buscada nos dizeres/brincadeiras infantis “Quem chegar por último é a mulher do padre”, fazendo alusão às crianças envolvidas no conflito. A tipografia e a utilização das letras todas em maiúscula vem em formato de manchete, deixando bem clara a mensagem: crianças estão sendo mortas. O fundo encontra-se todo na cor preta, sem detalhes ou texturas, trazendo à tona o vazio e o peso da temática. Como uma segunda mensagem, têm-se a representação da guerra em vigência, bem como sua atual situação: soldado armado perseguindo uma criança. Foram utilizadas na construção da peça formas negativas, vazadas, preenchidas por imagens reais de destroços da atual Faixa de Gaza. 

3. Fundamentos: temos presente na peça contrastes de tamanho, espaço e peso, principalmente na tipografia. O contraste de cor entre fundo e os demais elementos permitem fácil entendimento das linguagens verbal e não verbal. Buscou-se um alinhamento centralizado na página, equilibrando o peso entre parte superior e inferior ao dividir corpo de texto e imagem. A proximidade dos elementos encontra-se na disposição do texto, com suas linhas próximas, seguindo uma mesma margem. Logo abaixo há as figuras de soldado e criança, que ilustram a frase presente no início da peça. 

4. Tipografia: compondo a linguagem verbal da peça, temos a fonte Arial Black. O intuito aqui foi utilizar uma tipografia de fácil leitura, sem serifas, e que pudesse ser diagramada em blocos. A construção de baixo contraste dos tipos, formas mais retas e vazadas (preenchidas por imagem de destroços) fazem com que a mensagem seja recebida de maneira pesada, rígida, crítica. 

5. Cores: as tonalidades de preto e branco trazem frieza e ambiguidade. O preto carrega consigo o luto, morte, peso. O branco, por sua vez, vem trazendo a pureza e inocência da figura infantil. Assim, passa-se a ideia de rivalidade e oposição por toda a peça.
Direção de Arte - Design Ativista
Published:

Owner

Direção de Arte - Design Ativista

Published: